Agende sua
consulta on-line
OSTEOPATIA
A Osteopatia é um tratamento surgido nos EUA, cujo criador foi o Dr. Andrew Taylor Stil tendo sido mais difundido pela Europa. No Brasil, é uma especialização do fisioterapeuta.
É um método de avaliação e tratamento manual baseado na anatomia e fisiologia humana. O osteopata visa restabelecer o déficit de mobilidade (disfunções) nos diversos tecidos do corpo (muscular, articular, fascial, visceral) para permitir que o organismo se readapte em busca da melhor postura.
Diversas causas podem gerar tais disfunções assim como históricos de traumas, acidentes, más posturas, lesões esportivas, cicatrizes, afecções viscerais, nervosas ou vasculares.
O osteopata utiliza de técnicas específicas para cada tipo de tecido a fim de liberar a tensão e restaurar a sua função. O tratamento osteopático é aplicado desde o recém-nascido até o idoso; respeitadas as contraindicações prévias de um diagnóstico clínico médico.
O principal foco é liberar as regiões tensas com falta de mobilidade (disfunção). Apresenta relação com as disfunções do sistema músculo-esquelético com sintomas primários de lombalgia, cervicalgia e outros.Atua desta forma principalmente nos tecidos ligamentar, muscular, tendíneo, articular, nervoso e fascial.
Todos os sistemas reguladores do corpo dependem da integridade de informações. A osteopatia cranial se relaciona com o sistema neurovegetativo, nervos cranianos e o livre trajeto de informações neurológicas por toda a coluna vertebral até o sistema nervoso central.
O nossa coluna vertebral tem relação com nosso sistema ortossimpático que, por sua vez, tem relação com cada víscera ou órgão. A víscera em disfunção gera dor referida no sistema musculoesquelético e o osteopata faz o diagnóstico diferencial e trata a víscera para eliminar a dor referida.
O trabalho da osteopatia em bebês busca possíveis pontos de restrição de mobilidade seja na esfera craniana,visceral ou articular. Respeitando o processo de maturação dos tecidos, característico da pediatria e do neonato. Algumas indicações: - Alterações na amamentação; - Refluxo; - Cólicas; - Plagiocefalia (cabeça assimétrica) - Sinusite/Rinite/bronquite (não alérgica); - Alteração de sono; - Dores de cabeça / enxaqueca infantil; - Bruxismo; - etc.
Com bons resultados em problemas na coluna e suas divisões, trata principalmente das doenças do sistema músculo-esquelético que geram sintomas de dor (torcicolo, dorsalgias, lombalgias, cervico-braquialgias, hérnias de disco, ciáticas, dores articulares). Além dessas patologias tem propostas para tratar também de dores de cabeça de origem miotensiva, tendinites e doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho – exemplo ler, dort’s. Assim como patologias relacionadas ao mal funcionamento das vísceras como: constipação intestinal, gastrites, dores aos ciclos menstruais, dentre outros.
INDICAÇÕES
SINTOMAS
DISFUNÇÃO VISCERAL: Refluxo, gastrite, colite, prisão de ventre, digestão lenta, cólica, síndrome do intestino irritável; entre outros.
COLUNA: Lombalgia, cervicalgia, torcicolo, dor nas costas (dorsalgia), sacroíleítes, hérnias de disco e ciáticas.
MEMBRO SUPERIOR: Bursites, tendinites, epicondilites, túnel do carpo, síndrome do desfiladeiro torácico, LER.
MEMBRO INFERIOR: Dor na pata de ganso, esporão calcâneo, fasceítes, entorses.
CABEÇA: Cefaleia (dor de cabeça), enxaquecas, vertigens, labirintites, zumbidos, dores de ouvido, dor na face, alterações da ATM (ex: Bruxismo).
VANTAGENS
A principal vantagem do tratamento osteopático é em relação ao tempo, pois costuma ter resultados bons em um curto período de tempo. Comumente os sintomas dolorosos atenuam já no primeiro atendimento. Além de não fazer uso de muitos medicamentos, o que evita efeitos colaterais conhecidos.